UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A CONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DE CAMPINA GRANDE-PB

Autores

  • Antônio Albuquerque da Costa Universidade Estadual da Paraíba
  • Jadiel Lucas Alves de Andrade Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i8.1388

Palavras-chave:

Sítio Urbano. Configuração Territorial. Campina Grande.

Resumo

Neste artigo temos a intenção de discutir a gênese e o crescimento da cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, a partir de algumas variáveis, como o seu sítio urbano, a situação da cidade - em uma área de transição entre regiões ecologicamente distintas - e os fixos e fluxos que contribuíram para o desenvolvimento de sua economia. Abortamos também neste trabalho as marcas desses elementos que ainda hoje se fazem presentes na sua paisagem urbana, constituindo importantes instrumentos para a compreensão do processo da configuração territorial que foi sendo produzida ao longo de mais de trezentos anos de sua história. Acreditamos que a relevância deste artigo está em contribuir para uma reflexão sobre como as formas pretéritas da divisão do trabalho ajudam na tentativa apreender a totalidade da configuração territorial hodierna.

Biografia do Autor

  • Antônio Albuquerque da Costa, Universidade Estadual da Paraíba
    Departamento de Geografia

Referências

ALMEIDA, Wellington Venício de. Dinâmica socioespacial da feira livre do Conjunto Severino Cabral no bairro de Bodocongó - Campina Grande -PB. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, Campina Grande, 2016.

ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no Nordeste. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1986.

CÂMARA, Epaminondas. Datas Campinenses. Campina Grande, 1998

______. Os Alicerces de Campina Grande. Campina Grande: Caravela, 1999.

COSTA, Antônio Albuquerque da. Sucessões e Coexistências do Espaço Campinense na sua Inserção ao Meio Técnico-Científico-Informacional: a feira de Campina Grande na interface desse processo. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço um Conceito Chave da Geografia. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORREÊA, Roberto Lobato. (ogr.) Geografia: Conceitos e temas. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

______. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1989 (Série Princípios)

GUERRA, Antônio Teixeira. Dicionário Geológico e Geomorfológico. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.

FARIAS, Paulo Sérgio Cunha e COSTA, Antônio Albuquerque da Costa. As Rugosidades do Comércio Algodoeiro no Espaço Urbano Atual de Campina Grande-PB. Revista GeoSertões. vol. 2, nº 4, jul./dez. 2017. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/geosertoes/article/view/548 Acesso em: 25 de set. 2019

MOREIRA, Emília de Rodat Fernandes. Mesorregiões e Microrregiões da Paraíba: delimitação e caracterização. João Pessoa: GAPLAN, 1988.

SÁ, Maria Braga de. Algumas Considerações Sôbre o Papel de Campina Grande na Rede Urbana Paraibana. Campina Grande: Universidade Federal da Paraíba, 1986, p.187-199.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª edição São Paulo: Hucitec, 1997.

______. Metamorfose do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1991.

SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 7. ed., São Paulo: Record, 2005.

Downloads

Publicado

29-05-2020

Como Citar

UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A CONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DE CAMPINA GRANDE-PB. (2020). Revista GeoSertões, 4(8), 67-87. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i8.1388