APRENDENDO E PRODUZINDO HISTÓRIAS SOBRE O SEMIÁRIDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO COLETIVA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO

Autores

  • Maria Aparecida Sousa Silva Sá Secretaria Municipal de Educação de Cajazeiras - PB

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v4i8.1372

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Geografia Regional

Resumo

 

RESUMO

 

As instituições educacionais no Brasil adotam livros didáticos que subsidiam uma base curricular comum no ensino de amplitude nacional. Nessa dinâmica, as escolas são tradicionalmente habituadas a organizar seus currículos, seguindo a sequência dos conteúdos dos livros didáticos. Em consonância com o artigo 26º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), este trabalho traz reflexões acerca da relevância de inserir no currículo escolar conteúdos que contemplem especificidades regionais e locais do Semiárido. Para que ocorram essas mudanças de prática, faz-se imprescindível trazer à luz a parte diversificada do currículo em que os profissionais de educação precisam estar cientes do seu papel, perante a sociedade. Para a obtenção dos resultados, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca do tema abordado, utilizando-se de uma metodologia descritiva, levando em consideração que esse trabalho propõe relatar o processo criativo de um livro paradidático, produzido a partir das reflexões dos discentes, tendo como foco: ressaltar a biodiversidade da Caatinga; propiciar algumas reflexões sobre currículo e discutir dentro da equipe interdisciplinar os conteúdos abordados sobre o Semiárido nos livros didáticos. A trajetória dessa pesquisa resultou na produção final de um livro paradidático infantil.

 

Palavras-Chave: Currículo Escolar. Produção interdisciplinar. Livro Paradidático.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Sousa Silva Sá, Secretaria Municipal de Educação de Cajazeiras - PB
    Formada em Licenciatura plena em Geografia (1999); Professora efetiva do Ensino Fundamental II do municipio de Cajazeiras. Especialista em Psicopedagogia (2003); Especialista em Coordenação Pedagógica (2011); Autora do livro infantil (2012) Onde é melhor: no chão ou na árvore? 

Referências

ARROYO, M.G. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes Editora, 2011.

BRASÍLIA: Senado Federal. Conteúdo: Leis de diretrizes e bases da educação nacional – Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. Lei no 9.394/1996.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo. Editora Cortez, 1989.

MARTINS, J.S. Anotações em torno do conceito de educação para a convivência com o Semiárido. In. Educação para a Convivência com o Semiárido: reflexões teórico-práticas. Secretaria Executiva de Rede de Educadores do Semiárido Brasileiro. Juazeiro da Bahia: Selo editorial – RESAB, 2006. p. 37- 66.

SETUBAL, M. A. A escola e sua função social. In: Raízes e Asas. vol. 1, 3ª ed. São Paulo. CENPEC, 2002.

TUFANO, D. Estudo de literatura brasileira. São paulo: Ed. Moderna, 1978.

Downloads

Publicado

2020-05-29