TERRITORIALIZAÇÃO PRECÁRIA E CIDADE INFORMAL: UM OLHAR SOBRE A CIDADE DE MOSSORÓ (RN).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56814/geosertoes.v3i6.1204

Palavras-chave:

Território, Cidade informal, favela

Resumo

Este artigo procura analisar a formação da cidade informal em Mossoró-RN, especificamente as ocupações irregulares e o processo de favelização, compreendendo o processo histórico de produção da cidade através da migração de retirantes sertanejos em períodos de seca. O objetivo principal desta investigação foi compreender o processo de produção dos territórios precários na cidade de Mossoró.  Fazemos um levantamento teórico sobre o entendimento da cidade informal bem como do processo de favelização, ao passo que apresentamos dados sobre este processo na cidade de Mossoró. Na sequência, apresentamos uma fundamentação sobre pesquisa qualitativa e trazemos as entrevistas como representação vivida dos sujeitos em suas trajetórias.

Biografia do Autor

  • Rodrigo José de Góis Queiroz, Universidade Federal do Ceará - UFC
    Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Referências

BARBOSA, Aline Miranda; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Reflexões sobre a atual questão agrária brasileira: descolonizando o pensamento. In: Desafios aos Estudos Pós-Coloniais. As Epistemologias Sul-Sul. (Org.) MENESES, Maria Paula; VASILE, Iolanda. Cescontexto, debates, n. 5, Maio 2014.

BECKER, Howard. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2007.

BERTEAUX, Daniel. Los relatos de vida: perspectiva entosociológica. Barcelona:Bellaterra, 2005.

BURGOS, Marcelo Baumann. Cidade, Territórios e cidadania. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 48, n1, 2005, pp. 189 a 222.

CARVALHO, José Jorge de. O olhar etnográfico e a voz subalterna: por uma teoria da subalternidade e do luto cultural. In: Crítica pós-colonial: panorama de leituras contemporâneas. 1ed. Rio de Janeiro: 7 letras, 2013.

CASTRO, Iná Elias de. O Mito da necessidade. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1992.

DAVIS, Mike. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006.

______. Holocaustos Coloniais. Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.

DESLAURIES, Jean Pierre; KERISIT, Michele. O delineamento da pesquisa qualitativa. Editora Vozes, Petropolis- RJ, 2008.

ELIAS, Denise; PEQUENO, Renato. Mossoró: o novo espaço da produção globalizada e aprofundamento das desigualdades socioespaciais. In: (Org.) SPOSITO, Maria Encarnação, ELIAS, Denise, SOARES, Beatriz Ribeiro. Agentes Econômicos e reestruturação urbana e regional: Passo Fundo e Mossoró. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: “do fim dos territórios” à multiterritorialidade; 3ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

______. Viver no limite: território e multi.transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção. 1ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

MARTINS, José de Souza. Suburbio: vida cotidiana e história no subúrbio da cidade de São Paulo: São Caetano, do fim do Império ao fim da República velha. São Paulo: Hucitec, 1992.

MARX, Murillo. Cidade no Brasil, terra de quem? SP. EDUSP, 1991

NEVES, Frederico de Castro. A multidão e a história: saques e outras ações de massa no Ceará. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Fortaleza, secretaria de cultura e desporto, 2000.

KEHL, Luís. Breve História das favelas. São Paulo: claridade, 2010.

KOFES, Suely. Uma trajetória em narrativas. Campinas, SP: Mercado das letras, 2001.

LEFEBVRE, Henri. Posição: contra os tecnocratas. São Paulo: Editora Documentos LTDA, 1969.

______. A Vida Cotidiana no Mundo Moderno. São Paulo, Ática, 1991.

______. La presencia y la ausência: contribucion a la teoria de las representaciones. Fondo de cultura econômica, México, 1983

PEQUENO, Renato. Políticas habitacionais, favelização e desigualdades sócio-espaciais nas cidades brasileiras: transformações e tendências. ScriptaNova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales.Barcelona: Universidad de Barcelona, 1º de agosto de 2008, vol. XII, núm. 270 (35).

PINHEIRO, Karisa Lorena Carmo Barbosa. O processo de urbanização de Mossoró: dos processos históricos a estrutura urbana atual. Dissertação (mestrado). Natal: Programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo, UFRN, 2006.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo, Ed. Ática, 1993.

ROCHA, Aristotelina Pereira Barreto. A expansão urbana de Mossoró. Natal, RN: EDUFRN, 2005.

RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. 7 ed. São Paulo: contexto, 1997.

SANTOS, Milton. Manual de geografia urbana. São Paulo, HUCITEC, 1982.

SILVA, Raimundo Nonato. Evolução urbanística de Mossoró. Coleção O mossoroense 248, Ed. Duque, 1975.

TELLES, Vera da Silva. Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios. São Paulo: associação editorial humanitas, 2006.

THOMPSON, E.P. Costumes em Comum. Tradução: Rosara Eichemberg, São Paulo, Companhia das Letras, 1998.

Downloads

Publicado

02-08-2019

Como Citar

TERRITORIALIZAÇÃO PRECÁRIA E CIDADE INFORMAL: UM OLHAR SOBRE A CIDADE DE MOSSORÓ (RN). (2019). Revista GeoSertões, 3(6), 76-98. https://doi.org/10.56814/geosertoes.v3i6.1204