info:eu-repo/semantics/openAccess

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista GeoSertões?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas de Publicação

Obs.: Todos os trabalhos submetidos são verificados previamente quanto possíveis ocorrências de plágio.

No processo avaliativo a Revista GeoSertões prima por avaliadores externos ao seu corpo editorial e a Instituição editora (Unageo-CFP-UFCG).

A GeoSertões é uma revista acadêmica na área de Geografia com as seguintes normas para publicação:

 1. Todos os trabalhos (artigos, notas e resenhas) devem ser inéditos.

 2. Os trabalhos submetidos podem ter até três autores (Em casos especiais, mediante justificativa, o conselho editorial pode permitir mais autores).

 3. O arquivo submetido a avaliação não pode conter nenhuma informação que identifique a autoria do trabalho (verificar nas propriedades do documento). Todos os arquivos são identificados por metadados gerados pelo próprio sistema de submissão.

 4. Formatação e extensão dos textos:

- em Word ou Libre Office

- folha A4

- margens: 2,5 cm

- fonte: Times New Roman, tamanho 12

- entrelinhas de 1,5 cm (sem recuo e sem espaçamento)

- parágrafo deve iniciar em 1,25 cm

- sem numeração de página

- os arquivos não podem ultrapassar 2 Mb

 5. Seções (limitações de páginas):

 5.1 Artigos: entre 15 e 25 páginas;

5.2 Notas: entre 10 e 20 páginas;

5.3 Resenhas críticas: até três páginas (3 p.);

 6. Forma de apresentação:

 6.1 O título (e subtítulo, se houver) deve ter formatação centralizada, negrito e letra maiúscula. (logo abaixo do título em português deve seguir em inglês e espanhol em itálico e sem negrito).

 6.2 Todos os artigos e notas devem apresentar resumo em português entre 10 e 15 linhas e três (3) palavras-chave, seguido de resumo em inglês (abstract e de três (3) keywords) e resumo em espanhol (resumen e de três (3) palabras clave). Os resumos devem ser formatados em parágrafo único e espaço simples entre linhas.

 6.3 Os títulos e subtítulos das seções devem obedecer às regras de numeração progressiva da ABNT. Na formatação deve-se inserir um espaço antes e depois dos títulos e subtítulos das seções.

 

6.4 Citações:

- até 3 linhas: no corpo do texto, entre aspas e sem itálico;

- acima de 3 linhas: em corpo 11, entrelinhas simples, recuo à esquerda de 4 cm; - citações literais: sobrenome do autor, data da publicação e página(s) citada(s), conforme exemplo: (CLAVAL, 2013, p. 61) ou (SANTOS, 1996, p. 77-78). A referência completa da obra citada deve constar nas Referências, no final do trabalho.

- Demais regras de citação seguir a ABNT.

6.5 Ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias etc.) devem ser/ter:

- disponibilizadas no formato JPG e com boa resolução;

- Título centralizado e em negrito na parte superior, prescindido pela designação (não pode estar dentro da ilustração);

- fonte logo abaixo da ilustração com letra tamanho 10 (não pode estar dentro da ilustração).

- coerentes com o texto e estar perto do ponto onde são citadas.  

 

6.6 Notas de rodapé devem ser evitadas, permitidas só aquelas estritamente necessárias. Não é permitido nota de fim.

 

6.7 A estrutura do trabalho (artigos e notas) deve seguir a seguinte lógica: introdução, desenvolvimento e considerações finais ou conclusões.

 

6.8 Referências:

 

-  somente as citadas no texto.

- devem seguir as regras da NBR 6023 (ABNT).

 

Alguns exemplos:

 - livro:

  SOBRENOME, Prenome Sobrenome. Título do livro. Cidade de publicação: Editora, ano.

 

- capítulo de livro:

 SOBRENOME, Prenome Sobrenome. [Autor(es) do Capítulo]. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome Sobrenome. [Organizador(es) do Livro] (Org.). Título do livro. Cidade de publicação: Editora, ano. p. x-xx (inicial-final)

 

- artigo de periódico:

SOBRENOME, Prenome Sobrenome. Título do artigo. Título do periódico, Cidade, volume, número, páginas (inicial e final), ano.

 

- tese/dissertação/monografia:

  SOBRENOME, Prenome Sobrenome. Título: subtítulo. Tese/Dissertação/Monografia (Doutorado/Mestrado/Graduação em [Área de Conhecimento]) -  Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, ano.

 Obs.: Os conceitos, opiniões e conclusões emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da Revista Geosertões. 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.