info:eu-repo/semantics/openAccess

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista GeoSertões é um periódico eletrônico de publicação semestral da Unidade Acadêmica de Geografia (Unageo), Centro de Formação de Professores (CFP), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras.

Empenhada em propiciar a difusão do conhecimento, a Revista GeoSertões oferece acesso livre ao seu conteúdo, objetivando oferecer contribuições que oportunizem avanços teóricos e metodológicos para a Ciência Geográfica e áreas afins, além de abrir espaço para pesquisas que revelem a realidade empírica em diferentes escalas e contextos.

GeoSertões Acolhe contribuições inéditas de cunho teórico-metodológicas e resultados de pesquisas referentes à Geografia e áreas afins.

GeoSertões prima pela diversidade, admitindo a pluralidade de ideias, teorias e métodos. 

A Revista GeoSertões não exige pagamento em nenhuma das etapas de seu processo de submissão, avaliação, revisão, edição e publicação.

Nos números publicados no ano de 2016, usamos a seguinte licença: 


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY NC). 

A partir de 2017 adotamos a seguinte licençaAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0)

 

Na avaliação preliminar Qualis-Capes, a Revista GeoSertões é B1 na área de Geografia 

 

Contato: geosertoes@gmail.com

 

 

Políticas de Seção

Editorial/Apresentação

Editores
  • Santiago Vasconcelos
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Editores
  • Santiago Vasconcelos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas

Relatos de vivências e/ou que discutem metodologias de trabalho de campo em geografia.

Relatos de experiências e resultados de projetos de extensão.

Editores
  • Santiago Vasconcelos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Resenhas críticas destacando contribuições e limitações de uma obra.

Editores
  • Santiago Vasconcelos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O Editor-Gerente faz uma triagem prévia para verificar se o texto se enquadra no âmbito da Revista GeoSertões e verifica questões relacionadas a possíveis plágios. Caso acate o recebimento para apreciação por pares, será encaminhado a dois avaliadores. Em caso de divergência de opiniões, será enviado a um terceiro especialista. Todo processo de avaliação será  cego: nem o avaliador tem conhecimento do autor, nem este do avaliador científico.

No processo avaliativo a Revista GeoSertões prima por avaliadores externos ao seu corpo editorial e a Instituição editora (Unageo-CFP-UFCG).

A critério das exigências editoriais da Revista GeoSertões, cabe ao editor o direito de fazer pequenas modificações no texto, tabelas, figuras etc. 

 Observações importantes:

Se o texto estiver fora das normas será devolvido para adequação. Assim, para agilizar o processo editorial, recomenda-se aos autores que encaminhem os seus manuscritos, rigorosamente, de acordo com as normas do periódico.

Havendo correções formais e de conteúdo apontadas por avaliadores, será informado ao autor e este, por sua vez, terá o prazo máximo de 15 dias para fazer as devidas adequações para ser encaminhado para nova avaliação de mérito.

 

Periodicidade

A Revista GeoSertões (ISSN 2525-5703) é um periódico acadêmico eletrônico de periodicidade semestral e com possibilidades de lançar números especiais.

 

Política de Acesso Livre

OpenAccess

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...