Otimização de um pórtico tridimensional de concreto armado

Halina dos Santos Salles, Paulo Frederico Souza Lomeu, Franciane Conceição Peters, Webe João Mansur

Resumo


No projeto de edificações, os projetistas buscam soluções otimizadas e seguras relativas a diversos aspectos estruturais, além da redução dos custos de material e mão-de-obra. Os métodos de otimização podem ser empregados nesse objetivo sem comprometer a segurança estrutural. Dessa forma, este artigo tem por objetivo a otimização estrutural por Algoritmos Genéticos de um pórtico espacial de concreto armado. Para o estudo foi desenvolvido um programa de Algoritmos Genéticos, contemplando o dimensionamento das armaduras dos elementos estruturais. A função objetivo é formada pelos custos de concreto, forma e aço e será minimizada, sujeita a restrições da NBR 6118:2014 (Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento). O modelo estrutural é processado no programa Ansys ®, onde a discretização se dá via método dos elementos finitos, para a análise e obtenção dos esforços e deformações na estrutura. Neste estudo são consideradas variáveis de projeto: altura da seção transversal das vigas e dos pilares. Os resultados obtidos demostram que a metodologia forneceu respostas coerentes com a prática e, ao apresentar diferentes soluções com quase o mesmo custo, surpreenderam com soluções que poderiam ser rejeitadas por projetistas.

Palavras chave: Otimização Estrutural, Engenharia Civil, Projeto Estrutural, Análise Estrutural.


Texto completo:

PDF

Referências


American Concrete Institute – ACI (1998) ACI 318: Building code requirements for reinforced concrete, Farmington Hills.

Ansys Inc. (2018) Ansys ® Mechanical APDL. Release 18.2. Canonsburg.

Argolo W.P. (2000) Otimização de seções de concreto armado submetidas a flexo-compressão reta utilizando Algoritmos Genéticos. Dissertação de Mestrado, COPPE, Programa de Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (2014) NBR 6118: Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento. Rio de Janeiro. 238 p.

Balling R.J. & Yao X. (1997) How to optimize reinforced concrete frames (p. 123–137). In: Arora J.S. (Ed.). Guide to structural optimization. Volume 90. New York: The Society. 366 p.

Bastos E.A. (2004) Otimização de seções retangulares de concreto armado submetidas à flexo-compressão oblíqua utilizando Algoritmos Genéticos. Dissertação de Mestrado, COPPE, Programa de Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Chaves I.A. & Debs A.H.C. (2008) Otimização de pilares de concreto armado mediante uniformização do índice de confiabilidade. Cadernos de Engenharia de Estruturas, 10(45): 1–22.

Maia J.P.R. (2009) Otimização estrutural: estudo e aplicações em problemas clássicos de vigas utilizando a ferramenta solver. Dissertação de Mestrado, Escola de Engenharia de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Universidade de São Paulo, São Carlos.

Melo A.M.C., Vaz L.E. & Shehata I.AE.M. (2001) Optimum design of RC plane frames with nonlinear response. 3° edition ASMO UK. ISSMO Conference on Engineering Design Optimization, single volume: 165–172.

Ponte D.S. (2015) Estudo do comportamento e otimização do projeto estrutural de edifícios de concreto armado. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Engenharia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Silva E.E. (2002) Algoritmos Genéticos aplicados no dimensionamento ótimo de estruturas de concreto armado. 5º Simpósio Mineiro de Mecânica Computacional, volume único: 441–448.

Torres J.V.S. (2001) Otimização de pórticos de concreto armado utilizando o sistema computacional Ansys. Dissertação de Mestrado, Departamento de Engenharia Civil. Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco.




DOI: http://dx.doi.org/10.29215/pecen.v2i2.1036

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Autor e Revista mantêm os direitos da publicação

____________________________________________
Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza - CFP - UFCG
Cajazeiras - PB, Brasil
(ISSN 2526-8236)

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

INDEX COPERNICUS INTERNACIONAL

 

ICI WORLD OF JOURNALS