Portal dos Periódicos Científicos do CFP – UFCG.

Revistas

  • Revista de Estudos Decoloniais

    A REVISTA ESTUDOS DECOLONIAIS (ISSN 2764-9911), (DOI 10.56814) é uma revista científica vinculada à Coordenação de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Campina Grande/ Centro de Formação de Professores/ Unidade Acadêmica de Letras – UFCG/CFP/UAL/CPLEDIM. Nossa política editorial tem foco nas áreas de Letras, História, Filosofia, Sociologia, Artes e outras áreas afins e correlatas, podendo interagir com as Ciências Sociais aplicadas e as Ciências Exatas e da Natureza, desde que seja através do debate acadêmico proposto. A revista pretende ser um espaço editorial de discussão científica e criação literária (conto, poesia e crônica), aberto à participação de pesquisadores das mais diferentes regiões do país e do mundo, com base em edições temáticas. A revista visa realizar intercâmbio acadêmico e interinstitucional com professores, pesquisadores e escritores ligados às diversas instituições de pesquisa e de ensino, bem como com a sociedade civil organizada.
  • Revista Linguagens & Letramentos

    A Revista Linguagens & Letramentos é um periódico eletrônico que visa ao intercâmbio de conhecimentos entre docentes e pesquisadores das ciências humanas, no intuito de divulgar os estudos da linguagem. Para fins bibliográficos, adota-se a sigla L&L. Publicada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está vinculada ao Mestrado Profissional em Letras, do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Cajazeiras, tendo seu primeiro número publicado em 2016. Acolhe artigos de doutores, mestres, ou ainda, de pós-graduandos stricto sensu que estejam concluindo pesquisa sob a orientação de um Doutor. Conta com um Conselho Editorial formado por especialistas das áreas da Linguística e das Literaturas brasileira e estrangeira.

  • Revista GeoSertões

    A Revista GeoSertões (ISSN 2525-5703) é um periódico eletrônico de publicação semestral da Unidade Acadêmica de Geografia (Unageo), Centro de Formação de Professores (CFP), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras. A GeoSertões acolhe artigos inéditos de cunho teórico-metodológicos e resultados de pesquisas referentes à Geografia e áreas afins.

    A Revista GeoSertões consta em diferentes repositórios e em bases indexadoras, bem como tem o Digital Object Identifier (DOI).

    Qualis-Capes (2017-2020) B1 - Geografia

  • Revista de Pesquisa Interdisciplinar

    Revista de Pesquisa Interdisciplinar (RPI) tem como missão a divulgação da produção científica na área INTERDISCIPLINAR, dentro das ciências multidisciplinar (CAPES), portanto, publica artigos relacionados às áreas de conhecimento que elaboram seus estudos e pesquisas nas áreas de Meio Ambiente e Agrárias, Sociais e Humanidades, Engenharia/Tecnologia/Gestão, Linguística e Literatura, Educação, Saúde e Biológicas.

    A RPI visa promover a difusão dos resultados da atividade científica de pesquisadores e universidades, bem como de organização de investigação, com foco na multidisciplinaridade para potencializar o seu uso e impacto na comunidade científica nacional e internacional. Também visa contribuir com distintos espaços interessados nos conhecimentos acadêmico-científicos, seus métodos, teorias e linguagens.

    O objetivo da RPI é disponibilizar elementos conceitual, metodológico e práticas de pesquisa para difusão dos estudos das ciências multidisciplinar.

    A RPI publica artigos em português, inglês, francês e espanhol após passarem por avaliação cega por pares. Para que um artigo seja publicado na Revista de Pesquisa Interdisciplinar, ele deverá ser inédito e oferecer uma perspectiva que contribua para a discussão e o avanço dos modos como o tema em estudo, até então, tem sido tratado no campo disciplinar e/ou interdisciplinar.

    A apresentação de uma pluralidade de perspectivas teórico-metodológica é um dos pilares da política editorial da Revista de Pesquisa Interdisciplinar.

    Em 2019, a Revista de Pesquisa Interdisciplinar adotou o fluxo continuo para suas publicações. Os mesmos devem ser resultantes de estudos de revisão teórica e de pesquisas empíricas, bem como de análises sobre práticas de investigações.

     

    Fluxo Contínuo

  • Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza

    Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza é um periódico eletrônico multidisciplinar, revisado por pares, sem custos para a publicação e de livre acesso organizado e editado por uma equipe de professores da Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza (UACEN), Centro de Formação de Professores (CFP), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras, Paraíba, Brasil. O periódico é dirigido prioritariamente à comunidade acadêmico-científica e recebe contribuições em fluxo contínuo para a publicação de artigos em fluxo contínuo em edições regulares, temáticas, especiais e/ou suplementares. O periódico tem por finalidade publicar contribuições escritas em português ou inglês em todos os campos e aspectos relacionados a pesquisa e ensino em Ciências Exatas e da Natureza, bem como Ciências Agrárias, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanidades e Ciências da Terra, em um único volume/número anual. Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza publica artigos e notas originais provenientes de pesquisa científica, artigos originais de cunho teórico-metodológico, revisões temáticas da literatura, escritos inerentes a materiais didáticos, apresentação de livros, pontos de vista, notícias, relatos de experiência, entrevistas, opiniões, erratas, obituários e editoriais.

    Research and Teaching in Exact and Natural Sciences is a peer-reviewed, free-access multidisciplinary electronic journal with no publication fees edited by a team of professors of the Academic Unit of Exact and Natural Sciences of the Professor Training Center of the Federal University of Campina Grande – Cajazeiras campus – in the state of Paraíba, Brazil. The journal is directed primarily to the academic-scientific community and continually receives contributions for the publication of articles continuously from regular editions as well as thematic, special and/or supplementary editions. The aim of the journal is to publish contributions written in Portuguese or English in all fields related to research and teaching in the Exact and Natural Sciences as well as Agrarian Sciences, Earth Sciences, Environmental Sciences, Health Sciences, Humanities and Social Sciences, in an annual volume/issue. Research and Teaching in Exact and Natural Sciences publishes original articles and notes based on scientific research, original articles of a theoretical-methodological nature, literature reviews, writings inherent to teaching materials, book presentations, points of view, news, experience reports, interviews, opinions, printing errors, obituaries and editorials.

    ACESSE AQUI AS DIRETRIZES PARA OS AUTORES