Percepções sobre a importância do solo: estudo de caso em uma escola de Itapetim – PE

Autores

  • Amanda de Lira Freitas Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriana de Fátima Meira Vital Universidade Federal de Campina Grande
  • Bianca Maria Silva Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Aparecida Felix Soares Lustosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Maílson Pereira de Souza Universidade Federal de Campina Grande
  • Gabriela Gomes Ramos Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v14i1.932

Palavras-chave:

Educação em Solos, geotinta, prática pedagógica, conservação.

Resumo

A popularização do ensino de solos é uma necessidade em função do avanço da degradação. A pesquisa objetivou verificar a compreensão dos alunos da escola pública de Itapetim-PE sobre o solo durante o período compreendido entre os dias 24 à 28 de julho de 2017. A pesquisa constou de um questionário semiestruturado, aplicado a educandos do 5º ano do ensino fundamental, distribuído em dois momentos: na apresentação da proposta e após as palestras didáticas e oficina temática. Inicialmente as crianças associavam a palavra “solo” com terra e chão ou a atividades agrícolas, mas desconheciam suas características, importância e funções. Quanto ao entendimento sobre práticas que degradam o solo apresentaram visões distorcidas ou não souberam responder. Mais da metade dos educandos (65%) disseram nunca ter participado de projetos ou atividades com o solo. Durante a oficina de geotinta os educandos mostraram interesse e encantamento pela atividade e após essa prática suas respostas foram mais pontuais. É possível concluir que a adoção de metodologias participativas contribui para estimular o aprendizado em sala de aula, motivando e sensibilizando os estudantes para o saber. A prática pedagógica centrada na educação ambiental e educação em solos é uma importante ferramenta para popularização dos conceitos sobre esse valioso recurso ambiental e adoção de posturas pró-ativas para o cuidado com a natureza.

Biografia do Autor

  • Amanda de Lira Freitas, Universidade Federal de Campina Grande
    Especialista em Ecologia e Educação Ambiental
  • Adriana de Fátima Meira Vital, Universidade Federal de Campina Grande
    Doutora
  • Bianca Maria Silva Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande
    Especialista em Ecologia e Educação Ambiental
  • Maria Aparecida Felix Soares Lustosa, Universidade Federal de Campina Grande
    Especialista em Ecologia e Educação Ambiental
  • Maílson Pereira de Souza, Universidade Federal de Campina Grande
    Mestrando em Ciências Florestais
  • Gabriela Gomes Ramos, Universidade Federal de Campina Grande
    Mestrando em Ciências Florestais

Referências

ALMEIDA, C. L. e FALCÃO, C. L. C. Estudando o solo com arte e ludicidade. V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos - Curitiba, PR. Rev. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo 2010. Disponível em< http://www.sbes.ufpr.br/resumos_expandidos_VSBES.pdf>. Acesso em 06 de agosto de 2017.

BRADY, N. C.; WEIL, R. R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 686p.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca PAN-Brasil. Brasília, 2005.

CAPECHE, C. L. e ANJOS, L. H. C. Programa Embrapa escola: educação ambiental com foco em solos para o público estudantil. V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos - Curitiba, PR.. Rev. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 2010.

CAPRA, F. et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix; 2006.

COPORAL, F. B et al. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. 24 p. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.

COSTA, M. A. F. et al. Projeto de pesquisa: entenda e faça. 2 ed – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DALEPRANE, F. B. et al. Emprego da metodologia de projetos no estudo da adubação verde. V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos - Curitiba, PR.. Rev. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo 2010.

DORAN, J. W. e PARKIN, T.B. Definir e avaliar a qualidade do solo. In: Doran, J.W COLEMAN, D.C.; BEZDICEK, D. F.; STEWART, B. A. (eds). Definindo a qualidade do solo para um ambiente sustentável. Madison, ASSS, 1994. p.1-20;

FAO, IFAD. WFP. “The State of Food Insecurity in the World 2014: Strengthening the enabling environment for food security and nutrition”, FAO, Roma. Disponível em . Acesso em: 27 set. 2011.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico – 2010 Histórico do município de Itapetim - PE. Disponível em: < http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=260770 >. Acesso em: 01 set. 2015.

KIEHL, E. J. Manual de edafologia. São Paulo: Agronômica Ceres, 262p. 1979.

LANI, J. L. et al. Jogo de pastagem: o lúdico como instrumento de apoio para o ensino de solos. V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos - Curitiba, PR. Rev. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 2010. Disponível em< http://www.sbes.ufpr.br/resumos_expandidos_VSBES.pdf>. Acesso em 06 de agosto de 2017.

LIMA, V. C. et al. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. 130 p. 2007.

LOPES, S. A. et al. A utilização de historias em quadrinhos (HQ) no ensino de geografia: uma proposta ao estudo do solo. V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos - Curitiba, PR. Rev. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo 2010.

MOTTA, A. C. V. e BARCELLOS, M. Funções do solo no meio ambiente. In: LIMA, V.C.; LIMA, M. R. e MELO, V. F. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, p. (99-110) 2007.

MUGGLER, C. C., PINTO, F. de A.; MACHADO, A. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo. v. 30, p. 733-740, 2006.

PRODANOV, C. C. et al. Metodologia do trabalho científico: Método e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2. ed. 266p. 2013.

SILVA, T. M. et al. Avaliação de dois experimentos com solo realizados no ensino superior e sua importância na educação em solos. V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos - Curitiba, PR. Rev. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo 2010.

SILVA, A. P. da. Aprendendo, fazendo e colorindo a cidadania: uma nova perspectiva da economia solidária na EJA. (Monografia). Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Campina Grande. 42p. 2013.

SOUSA, T. T. C. de; SOUSA, M. H. da S. de; SOUSA; M. M. S. P. de; VITAL, A. de F. M.; PEREIRA, J. W. Pintura com tinta de terra: o lúdico como proposta educativa nas aulas de geografia e Ciências. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU). Anais... Campina Grande, 2014.

VITAL, A. de F. M; FURTADO, A. H. da S. e; SILVA, T. Q. da; FREITAS, V. F. COSTA, T. C. dos S. FARIAS, E. S. B. Educação em solos na Escola Agrotécnica de Sumé: Pintura com terra. Caderno de Agroecologia, v 6, n. 2. 2011.

Downloads

Publicado

2018-04-02

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa