Impactos ambientais gerados no processo de produção de cerâmicas no extremo sul do Piauí

Autores

  • Felipe Silva Amorim Universidade Federal de Campina Grande
  • Maílson Pereira de Souza
  • César Henrique Alves Borges
  • Romualdo Medeiros Cortez Costa
  • Alexandro Dias Martins Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v13i3.892

Palavras-chave:

Floresta Nativa, forno, meio ambiente.

Resumo

Com o aumento demográfico brasileiro, grandes setores desenvolveram-se para suprir a demanda populacional. O setor ceramista foi um deles, confeccionando produtos destinados a construção civil, gerando emprego para milhares de pessoas em todo o país. As cerâmicas vêm buscando uma produção de qualidade, investindo em tecnologia, visando à homogeneidade dos seus produtos para facilitar sua comercialização. O trabalho objetivou avaliar as etapas de produção de três cerâmicas e identificar problemas no processo de produção e os impactos ambientais, visando minizá-los. Foram aplicados questionários semiestruturados e realizado visitas periódicas nas empresas.  Todo o processo de produção das empresas constava de 12 etapas, desde a obtenção da argila até o escoamento da produção. As empresas contavam com uma média de 14 trabalhadores diretos, utilizavam o forno do tipo abóboda, e tinha o bloco como o material primordial de comercialização. A lenha utilizada pelas cerâmicas é de espécies nativas da região. As empresas não apresentaram um bom controle e uma boa preocupação em relação as suas atividades para com o meio ambiente e sociedade. Faltam técnicos da área para instruir os empresários para investir em tecnologia para melhorar a produção e compensar de forma significativa as atividades de impacto ao meio ambiente.

Referências

ALENCAR-LINARD, Z. U. S.; SAEED-KAHN, A.; LIMA, P. V. P. Percepções dos impactos ambientais da indústria de cerâmica no município de Crato no estado do Ceará, Brasil. Economía, Sociedad y Territorio, v. 15, n. 48, p. 397-423, 2015.

FERREIRA, E. P.; PANTALEÃO, F. S.; FERREIRA, J. T. P.; FERREIRA, A. C. Diagnóstico Ambiental das áreas de extração de argila em município produtor de cerâmica. Enciclopédia Biosfera, v. 8, n. 14, p. 1143-1155, 2012.

MAZZOTTI, A. J. A.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método Nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2º ed. São Paulo: Pioneira, 1999. 203 p.

SILVA, A. P. M.; MEDEIROS, J. F. Problemas socioambientais causados pelas indústrias de cerâmicas no município de Encanto-RN. Geotemas, v. 1, n. 1, p. 67-77, 2011.

SILVA, N. A.; FURTADO, O. S.; DIAS, W. S.; SELLITTO, M. A. Avaliação do desempenho ambiental em uma empresa da indústria cerâmica de Tocantins. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, n. 21, p. 848-861, 2015.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa