Percepção ambiental em escolas públicas da Paraíba e do Rio Grande do Norte, Brasil

Autores

  • Whenderson Thalmer de Medeiros Silva Mestrando em Ciências Florestais - PPGCF/UFCG
  • Patrícia Carneiro Souto
  • Francisco José Basílio Alves
  • Matthaus Klisnmann da Costa Silva
  • Jacob Silva Souto
  • Francisco de Assis Pereira Leonardo

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v12i3.852

Resumo

A percepção ambiental inclui um conjunto de ações voltadas para o meio ambiental, no sentido de estimular a tomada de consciência da população, orientando-os a proteger, preservar e manter os recursos naturais. Pesquisas sobre percepção ambiental é uma ferramenta útil para construir diagnósticos e subsidiar ações que propiciem a melhoria das relações entre o ser humano e a natureza. O presente estudo objetivou avaliar a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental e médio em escolas públicas da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O estudo foi realizado em instituições de ensino nas cidades de Diamante (PB) e Ouro Branco (RN), localizadas na região semiárida. Foram aplicados questionários semiestruturados sobre temas ambientais, aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de instituições da rede pública de ensino. Os resultados revelam a carência de ações de educação ambiental, gerando um desinteresse em relação às questões ambientais na escola. Dentre os diversos benefícios proporcionados pela arborização os mais citados pelos alunos foram a melhoria do conforto térmico e o aumento da umidade relativa do ar, revelando a necessidade da melhoria da arborização nas escolas públicas do semiárido brasileiro.

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Publicado

2017-04-19

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa