QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE POLPAS DE FRUTAS CONGELADAS PRODUZIDAS NO MUNICÍPIO DE RUSSAS – CE

Autores

  • Germana Conrado Souza
  • José Gerardo Carneiro
  • Hyngrid Rannielle Oliveira Gonsalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Campus Limoeiro do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v7i3.141

Resumo

Esse trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a qualidade de polpas de frutas congeladas produzidas no município de Russas/CE, verificando a adequação das mesmas aos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ’s) vigentes na legislação brasileira. Foram realizadas análises microbiológicas de 12 amostras diferentes de polpa de fruta congelada de uma única marca comercial, com o objetivo de verificar a qualidade destas polpas, uma vez que, são consumidas in natura. As amostras foram submetidas às análises de bolores e leveduras, coliformes totais e termotolerantes, pesquisa de E. coli e pesquisa de Salmonella sp. Os resultados obtidos mostraram que as polpas analisadas encontravam-se dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente com relação a coliformes totais e termotolerantes e Salmonella sp, porém 50% das amostras apresentaram valores acima do permitido para bolores e leveduras, sugerindo uma falta de controle sanitário, evidenciando que as condições higiênicas durante o processamento, operações de limpeza, escolha de matérias-primas e condições de armazenamento não devem estar de acordo com as boas práticas de fabricação (BPF). No entanto, notou-se falta de uniformidade em relação aos parâmetros de qualidade, conforme determinado pela legislação nacional vigente.       

Biografia do Autor

  • Hyngrid Rannielle Oliveira Gonsalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Campus Limoeiro do Norte.
    Tecnologia de Alimentos - Microbiologia.

Downloads

Publicado

2012-05-31

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa