Análise da rentabilidade em avicultura: uma avaliação do setor de produção avícola no IFPB-Campus Sousa

Autores

  • Mateus Gonçalves Silva IFPB-Campus Sousa
  • Vanclea Teles da Silva Sousa IFPB-Campus Sousa
  • Daiane Carvalho do Nascimento IFPB-Campus Sousa
  • Fábio Queiroga Pordeus IFPB-Campus Sousa

DOI:

https://doi.org/10.30969/acsa.v14i4.1069

Palavras-chave:

Agropecuária, Criação de galinhas, Custos de produção

Resumo

A avicultura é uma atividade agropecuária de grande importância econômica no Brasil e em outros países. Apresenta dois segmentos diferentes: o de corte para produção de carne e o de postura para produção de ovos. A análise da rentabilidade no setor agropecuário de produção é imprescindível para melhor administração do empreendimento, controlando os gastos e analisando a rentabilidade. No IFPB-Campus Sousa, onde funcionam cursos técnicos e superiores da área de ciências agrárias, o setor de avicultura tem a função de subsídio para aulas práticas, e parte da produção é destinado ao refeitório e agroindústria, sendo consumidos pelos próprios alunos. O presente trabalho teve por objetivo analisar a produção de ovos no setor de criação de galinhas de postura do IFPB, avaliando os custos de produção, a produtividade e rentabilidade.  Observou-se que existem certas variações de acordo com a demanda da instituição, porém a atividade se mostrou lucrativa. As receitas cobrem os custos durante quase todos os meses, exceto quando aumenta a demanda para atender a necessidade alimentar dos alunos. A relação custo benefício para os meses de janeiro a julho apresentou-se positiva, expressando valor de R$0,94 centavos.

Biografia do Autor

  • Mateus Gonçalves Silva, IFPB-Campus Sousa
    Tecnólogo em Agroecologia
  • Vanclea Teles da Silva Sousa, IFPB-Campus Sousa
    Graduanda em Agroecologia
  • Daiane Carvalho do Nascimento, IFPB-Campus Sousa
    Agroecóloga
  • Fábio Queiroga Pordeus, IFPB-Campus Sousa
    Graduando em Agroecologia

Referências

ALBINO, L. F. T. Frango de corte: manual prático de manejo e produção. Viçosa: Aprenda Fácil, 1998. 72p.

ANGELO, J. C. Setor de avicultura em crescimento no Brasil. Portal do Agronegócio. 2010. Disponível em: <http://www.portaldoagronegocio.com.br/artigo/setor-de- avicultura-em-crescimento-no-brasil>. Acesso em 29 de Agosto de 2017.

COSTA, M. V.; JÚNIOR, W. L. C.; FILHO, F. B. B. Custo de produção na avicultura alternativa do Distrito federal. IN: XLIII CONGRESSO DA SOBER. 2005. Disponível em: <http://docplayer.com.br/21501491-custo-de producao-na-aviculturaalternativa-do-distrito-federal >. Acessado em 01 de agosto de 2017.

GIROTTO, A. F. Custos de produção de ovos. Embrapa Suínos e Aves, 2008, 45p.

HOFFMANN, R.; ENGLER, J.J. de C.; SERRANO, O.; THAME, A.C.M.; NEVES, E.M. Administração da empresa agrícola. 3. ed. São Paulo, SP: Livraria Pioneira Editora, 1981. 181p.

INNOCENTINI, R.C.P. Análise dos custos de produção de frangos de corte nos sistemas integrado e independente. Veterinária Notícias, Uberlândia, v.15. n.2, 2009.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

NAYLOR, T.H.; VERNON, J.M. Economia de la empresa. Buenos Aires. Centro Regional de Ayuda Técnica. Amorrortu Ed., 1973. 506 p.

NÓBREGA, E. P., et al. Desenvolvimento inicial de mudas de goiabeira irrigadas com diferentes tipos de água. Revista de Agroecologia no Semiárido, v. 1, n. 2, p. 01-09, 2018.

SCHWARTZ, F. F., GAMEIRO, A. H. Análise de custo-benefício de sistema de produção de ovos em gaiolas (em bateria) e sem gaiolas (caipira) nos estados de São Paulo e Paraná. Empreendedorismo, Gestão e Negócios, v. 6, n. 6, 2017, p. 132-147

YIN, R. K. Case study research: Design and methods. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 2002.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa