Sobre a Revista

Foco e Escopo

REVISTA AGROPECUARIA CIENTIFICA NO SEMIÁRIDO

A revista online Agropecuária Científica no Semiárido, a partir de janeiro de 2022, deixou de ser publicação trimestral e passou a publicar manuscritos em volume único, ou seja, a medida que os trabalhos forem sendo aceitos serão publicados na edição corrente. De forma que atende à comunidade cientifica em geral, disponibilizando de forma objetiva, gratuita e dinâmica publicações de alto nível, na íntegra, visando ampla difusão dos resultados de pesquisas relevantes.

A Agropecuária Científica no Semiárido destina-se à publicação de temas sobre Ciências Agronômicas, Ciências Ambientais, Ciências Florestais, Ciências Veterinárias, Zootecnia e áreas correlatas em Português Espanhol e Inglês. Os trabalhos propostos podem ser artigos científicos originais.

Os trabalhos aceitos para publicação tornam-se propriedade do periódico.

E-mail:acsazoot@gmail.com

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista adota a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a pelo menos dois avaliadores. Estes terão o prazo de três (3) semanas para emissão dos pareceres, com a possibilidade de prorrogação por mais uma (1) semana, desde que o parecerista manifeste esse desejo.
A indicação (recrutamento) de avaliadores é feita pelos editores da revista entre doutores da área da educação e/ou áreas afins, seguindo o critério das afinidades temáticas, observadas a partir dos registros de trabalhos, pesquisas e outras experiências em seus currículos na Plataforma Lattes.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política Editorial

A Revista Agropecuária Científica no Semiárido é um periódico aberto a contribuições nacionais e internacionais que aceita artigos em português, espanhol e Inglês. Quando nos idiomas inglês e espanhol, para não causar atrasos na publicação, sugerimos que sejam revisados por alguém que tenha tais idiomas como primeira língua e que, preferencialmente, seja um cientista da área. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores, entretanto, a revista reserva o direito de efetuar adaptações gramaticais e outras semelhantes.
Os manuscritos serão analisados por pelo menos dois pareceristas; a aprovação dos trabalhos será baseada no conteúdo científico e na apresentação.
Os manuscritos devem ser preparados seguindo rigorosamente as orientações descritas nas Instruções para publicação / Diretrizes para autores.
A submissão de um manuscrito requer que este não tenha sido publicado anteriormente (exceto na forma de resumo) e que não esteja sendo considerado para publicação por outra revista. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.
Pesquisas envolvendo animais, seres humanos e/ou meio ambiente devem ter aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa, o que deve ser mencionado no momento da submissão. Quando aplicável, requer-se-á também a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, Conselho Nacional de Saúde.
As opiniões e conceitos emitidos pelos autores são de exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial da Revista.

Política de Avaliação
Todo o conteúdo submetido à Revista Agropecuária Científica no Semiárido passa por processo de revisão por especialistas (peer review). Cada artigo submetido para apreciação é encaminhado aos Editores Associados, que fazem uma revisão inicial quanto aos padrões mínimos de exigência da Revista e ao atendimento de todas as normas requeridas para envio dos originais.
A seguir remetem o artigo a dois membros do Conselho Editorial que sejam especialistas na área pertinente (referees). Na impossibilidade destes, o trabalho é encaminhado a ad hocs selecionados de um cadastro de avaliadores. Os revisores são sempre de instituições diferentes da instituição de origem do artigo e suas identidades permanecem anônimas para os autores.
Após receber os pareceres, os editores científicos e associados os avaliam e decidem pela aceitação, recusa ou devolução aos autores com as sugestões de modificações. Conforme a necessidade, um determinado artigo pode retornar várias vezes aos autores para esclarecimentos e, a qualquer momento, pode ter sua recusa determinada, mas cada versão é sempre analisada pela editoração científica, que detém o poder da decisão.

Sponsors

Agradecemos a UFCG

Fontes de Apoio

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Histórico do periódico

REVISTA AGROPECUARIA CIENTIFICA NO SEMIÁRIDO

A revista online Agropecuária Científica no Semiárido,  a partir de janeiro de 2022, deixou de ser publicação trimestral e passou a publicar manuscritos em volume único, ou seja, a medida que os trabalhos forem sendo aceitos serão publicados na edição corrente. De forma, que atende à comunidade cientifica em geral, disponibilizando de forma objetiva, gratuita e dinâmica publicações de alto nível, na íntegra, visando ampla difusão dos resultados de pesquisas relevantes.

A Agropecuária Científica no Semiárido destina-se à publicação de temas sobre Ciências Agronômicas, Ciências Ambientais, Ciências Florestais, Ciências Veterinárias, Zootecnia e áreas correlatas em Português Espanhol e Inglês. Os trabalhos propostos podem ser artigos científicos originais.

Os trabalhos aceitos para publicação tornam-se propriedade do periódico.

E-mail:acsazoot@gmail.com