Foco e Escopo

O Acta Brasiliensis, impressa (ISSN 2526-432X) e online (ISSN 2526-4338), publica artigos, notas e revisões científicas originais, com acesso livre (Open source), nas áreas afins às Ciências Biológicas e Ambientais, tais como: Botânica e Etnobotânica, Fisiologia vegetal, Zoologia, Química Ambiental e de Alimentos, Bioquímica, Microbiologia, Parasitologia, Farmácia, Genética, Ecologia, Ecotoxicologia, Agroecologia, Educação Ambiental.

As revisões bibliográficas serão aceitas somente a partir de convite de pesquisadores de notório saber em sua área de atuação. Os manuscritos publicados dependem da aprovação do Conselho Editorial, como descrito abaixo, na sessão "Processo de Avaliação pelos Pares (Sistema de Arbitragem)".

Os autores se obrigam, durante a fase de submissão do mauscrito, a declarar que seu manuscrito é um trabalho original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outro meio de divulgação científica sob pena de exclusão. Esta declaração está disponível no endereço: http://revistas.ufcg.edu.br/ActaBra/index.php/actabra/about/submissions.

Missão/Objetivo e Público-Alvo

O Acta Brasiliensis tem como objetivo ampliar a publicidade da pesquisa científica na área de Ciências Biológicas e Ambientais, divulgando informações e contribuindo para o desenvolvimento científico dessa área. Dessa maneira, o público alvo da Acta Brasiliensis compreende todos os pesquisadores das diversas áreas das Ciências Biológicas e Ambientais, nos diversos níveis de ensino (tecnológico, graduação e pós-graduação).

Indexação

                  

Processo de Avaliação pelos Pares (Sistema de Arbitragem)

O manuscrito submetido será inicialmente avaliado quanto o atendimento ao escopo da revista, cumprimento das normas de submissão (relacionada em Diretrizes aos Autores) e verificação de plágio (por meio de software específico e seguindo os critérios do software para definição do plágio), atendendo a esses requisitos, o manuscrito será encaminhado à um editor associado que o avaliará quanto a qualidade do manuscrito, quanto a sua relevância, inteligibilidade e qualidade da análise dos dados. Em seguida, o manuscrito que atendeu aos requisitos, será encaminhado pelo editor associado para dois revisores externos, especialistas na área de conhecimento do manuscrito. Os revisores poderão aprová-lo, com ou sem correções, ou rejeitá-lo. Os pareceres dos revisores externos serão encaminhados aos autores. O manuscrito será aprovado caso os dois revisores emitam parecer favorável à publicação. Havendo divergência entre os pareceres conclusivos dos dois revisores, será convidado um terceiro avaliador externo para um parecer decisivo. Havendo indicações para correções, os autores terão 2 semanas para essas melhorias, encaminhando o manuscrito pelo sistema do periódico.

Periodicidade: Quadrimestral, com as publicações sendo realizadas nos meses de janeiro, maio e setembro.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Portanto, leitores não pagam para ter acesso ao conteúdo da revista.

Arquivamento, Licença e Direito Autoral

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

É permitido aos autores a detenção os direitos autorais e de publicação, sem restrições, do seu manuscrito.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Correções e Retratações

O Acta Brasiliensis tem atenção, ao longo de seu processo editorial de avaliação de manuscritos, quanto a manter o alto padrão ético. Nesse sentido, os autores devem seguir as orientações do Committee on Publication Ethics - COPE (link aqui) em todas as etapas de avaliação de seu manuscrito.

Caso seja verificada má conduta ética, os autores obrigam-se a oferecer, ao periódico, esclarecimentos, correções ou retratações que, caso seja necessário, serão publicadas para a comunidade científica.

Editoração e Taxas para Autores

O Acta Brasiliensis é editado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Patos, Paraíba. Endereço e contato:

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Avenida Universitária, s/n. Bairro Jatobá. Cx Postal 61, CEP:58708-110 - Patos, Paraíba. Email: cstr@cstr.ufcg.edu.br. Telefone: (83) 3511-3000.

Este periódico não cobra taxas para submissão ou publicação. Entretanto, manuscritos publicados em inglês deverão ter as despesas de tradução custeadas pelos autores.

Autores Política de Preservação Digital 
O periódico utiiza o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente dos seus arquivos. LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.

Além disso, cada manuscrito recebe o Identificador Digital ou Identificador de Objeto Digital (DOI).