Foco e Escopo

A Acta Brasiliensis, impressa (ISSN 2526-432X) e online (ISSN 2526-4338), publica artigos, notas e revisões científicas originais, com acesso livre (Open source), nas áreas afins às Ciências Biológicas e Ambientais, tais como: Botânica e Etnobotânica, Fisiologia vegetal, Zoologia, Química Ambiental e de Alimentos, Bioquímica, Microbiologia, Parasitologia, Farmácia, Genética, Ecologia, Ecotoxicologia, Agroecologia, Educação Ambiental.

Política Editorial

A Acta Brasiliensis publica artigos, notas e revisões científicas. As revisões bibliográficas serão aceitas somente a partir de convite de pesquisadores de notório saber em sua área de atuação. Os manuscritos publicados dependem da aprovação do Conselho Editorial, a partir de pareceres consultivos.

Os autores se obrigam, durante a fase de submissão do mauscrito, a declarar a cessão de direitos autorais, informando que seu manuscrito é um trabalho original, e que não está sendo submetido, em parte ou no seu todo, à análise para publicação em outro meio de divulgação científica sob pena de exclusão. Esta declaração está disponível no endereço: http://revistas.ufcg.edu.br/ActaBra/index.php/actabra/about/submissions.

Missão

Ampliar a publicidade da pesquisa a pesquisa científica na área de Ciências Biológicas e Ambientais, divulgando informações e contribuindo para o desenvolvimento científico nessa área. Dessa maneira, o público alvo da Acta Brasiliensis compreende todos os pesquisadores das diversas áreas das Ciências Biológicas e Ambientais.

Indexação

        

Processo de Avaliação pelos Pares

O manuscrito submetido será inicialmente avaliado quanto o atendimento ao escopo da revista, cumprimento das normas de submissão (relacionada em Diretrizes aos Autores) e verificação de plágio, atendendo a esses requisitos, o manuscrito será encaminhado à um editor associado que o avaliará quanto a qualidade do manuscrito, quanto a sua relevância, inteligibilidade e qualidade da análise dos dados. Em seguida, o manuscrito que atendeu aos requisitos, será encaminhado pelo editor associado para dois revisores especialistas na área de conhecimento do manuscrito. Os revisores poderão aprová-lo com ou sem correções ou rejeitá-lo. Os pareceres dos revisores serão encaminhados aos autores. O manuscrito será aprovado caso os dois revisores emitam parecer favorável à publicação. Havendo divergência entre os pareceres conclusivos dos dois revisores, será convidado um terceiro avaliador para um parecer decisivo. Havendo indicações para correções, os autores terão 2 semanas para essas melhorias, encaminhando o manuscrito pelo sistema do periódico.

Periodicidade: Quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Portanto, leitores não pagam para ter acesso ao conteúdo da revista.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Taxas para Autores

Este periódico não cobra taxas para submissão ou publicação. Entretanto, manuscritos publicados em inglês deverão ter as despesas de tradução custeadas pelos autores.